Prof. Hugo Fonseca

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Praça das Estação

Alguém sabe o verdadeiro nome da Praça da Estação de Montes Claros? Todo mundo fala e sabe que lá é a Praça da Estação. Mas o verdadeiro nome é Praça Raul Soares. Alguns devem estar pensando: "Ah, então aquela estátua que está lá é a representação, em concreto, do Raul Soares". Errado! Aquela é a estátua de Francisco Sá.
Calma! Esse é apenas um dos mistérios que ronda aquela praça. Mas permitam que eu comece do começo:
A Praça da Estação, ou Praça Raul Soares foi inalgurada assim que se inalgurou, também, a ferrovia Central do Brasil que acabara de chegar em Montes Claros, ligando o Norte de Minas a Belo Horizonte: uma extensão que vinha desde o Rio de Janeiro. A fim de integrar o Estado, Francisco Sá, natural de Grão Mogol - e não de Brejo das Almas, que mais tarde levou o seu nome: Francisco Sá - então Ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas, esforçou-se a trazer até esta cidade aquela grandíssima obra. A Praça da Estação foi batizada com o nome do Governador do Estado de Minas Gerais, Raul Soares de Moura, grande incentivador do desenvolvimendo ferroviário.
Bom. Pouca gente sabe, mas no ano de 1930, precisamente no dia 06 de fevereiro, ocorreu, na Praça da Estação, o evento que, mais tarde, desencadeou na Revolução de 1930, que marcaria o fim da Primeira República: um dos movimentos mais importantes da História do Brasil do Século XX.
Naquele dia 06 de fevereiro, Montes Claros recebia a visita do então Vice-Presidente da República, Melo Viana. Liberal que era, fazia comício junto ao então prefeito municipal, Dr. João Alves e de sua esposa Dona Tiburtina. Como a richa política era tensa entre as lideranças locais, Liberais vs Conservadores, em Montes Claros, respectivamente, Estrepes vs Pelados, um garoto começou um tiroteio que apavorou toda aquela população naquela simples pracinha. UM ATENTADO CONTRA O VICE-PRESIDENTE, noticiou todos os jornais nacionais. Esqueceram de noticiar a quantidade de mortes ocorridas naquele lugar.
Deste evento, uma série de outros eventos, políticos, se desencaderam no cidade, no estado e no país. Todos noticiados, retratados e comentados. Só o que ninguém noticiou ou retratou, apenas comentou, foi que a Praça da Estação, por muitos anos, se manteve assombrada.
Se vocês não repararam, a avenida que dá continuidade à Praça leva o nome de um dos personagens mais malvados que Montes Claros já teve: Ouvídio de Abreu. Não é da mesma época, mas foi um dos carrascos que mais "judiou" da população local.

Hoje a Praça da Estação está bem localizada.. até certo ponto.. quem se arrisca passar por lá a noite? Só se for pra ir ao Forró da Estação, ou, nem isso... mas, se vc for.. cuidado! Coisas misteriosas acontecem lá...